segunda-feira, 23 de junho de 2014

Aquiles e outros AQUILOS

http://youtu.be/aYobCvjZeHQ

Vídeo/dança experimental desenvolvido para aula: Tópicos Especiais em Artes Cênicas III, ministrado pelo Prof. Marcus Mota, pesquisa do corpo em movimento para o Projeto: Cal.ca.nhar de A.qui.les. Intérprete/criador: Ary Coelho . Vídeo/dança: Luisa Günther.

Pesquisa Vídeo/dança



Tarso é um conjunto de ossos do pé, em que se inclui o calcanhar (calcâneo), e em particular estaria aí o Calcanhar de Aquiles, cujo nome ficou associado ao tendão.

quinta-feira, 19 de junho de 2014

Presente Grego


Nos dias de hoje, falar: Vou te dar um presente grego, tudo tem uma aparência agradável, mas tudo pode acontecer. A expressão "Cavalo de Troia" se tornou muito usanda na cultura popular, mas sempre com o sentido de duplo, de enganar , ou de se ficar com um pé atrás !

segunda-feira, 16 de junho de 2014

Ensaios e Cronograma:

Os ensaios são diários e nos próximos dias vou marcar o ensaio no local da apresentação: Gramado do Espaço Piloto da UnB.
Parte dos pensamentos das linhas coreógraficas:
- Aquiles, apesar de sua origem em parte divina, é um dos mais humanos personagens de Homero. São seu orgulho, vaidade e apego a matéria que atravessam toda Ilíada e que são a fonte de sua glória e, ao mesmo tempo, de sua desgraça.

- Irritado com Agamenon que lhe tomou a escrava Briseide, ele se retira da Guerra de Troia levando assim grandes derrotas aos exércitos gregos e, orgulhoso, só muda sua decisão por ocasião da morte do amigo Pátroclo.

- A partir deste ponto de vista a ira de Aquiles e sua vingança contra Heitor são o ponto máximo da narrativa de Homero. Ainda que permeada de episódios mediúnicos, toda Ilíada não alcança...

Imagens de construção do Aquiles


quinta-feira, 12 de junho de 2014

iliada e morte e vida severina



O projeto “Iliada e Morte e Vida Severina” foi selecionado pela Bolsa Funarte de Circulação Literária. A iniciativa, de Lourinelson Vladmir, vem apresentando textos referênciais da língua portuguesa e autores como Fernando Pessoa, Camões, Odorico Mendes, João Cabral de Melo Neto, entre outros, através de palestras e récitas dramáticas ao público jovem. Reproduzimos aqui o texto publicado sobre o projeto e um vídeo com depoimentos de pessoas que participaram das récitas.

Publicado originalmente na página quemtemmedodepoesia.wordpress.com

domingo, 1 de junho de 2014

Sinopse do Canto I da Iliada de Homero:

Sinopse do Canto I da Iliada de Homero:

Após invocar a Musa, Homero narra a expulsão de Crises, sacerdote de Apolo, por Agamemnom, rei dos gregos. O sacerdote oferece ouro em resgate de sua filha Criseida, prisioneira de guerra e escrava predileta de Agamenon. O rei não aceita a oferta e ameaça o sacerdote de morte. Crises foge, humilhado, e roga vingança ao deus Apolo que inflige uma terrível peste aos gregos. A situação se agrava até que Aquiles, inspirado pela deusa Juno, protetora dos gregos, convoca os aliados para uma assembléia e propõe que se consulte um adivinho. Calcas Testórides, o adivinho, por temer a reação de Agamenon, pede proteção a Aquiles antes de falar. Aquiles, em tom arrogante, garante proteção ao adivinho. Calcas Testórides revela a origem da ira de Apolo e vaticina que o Deus se aplacará somente quando Criseida for restituída ao pai acompanhada de uma hecatombe. Agamenom se vê obrigado a libertar Criseida, mas, para ressarcir-se da perda, ameaça Aquiles de tomar-lhe à força sua escrava predileta, Briseida. Aquiles, ofendido, avança sobre Agamenon para matá-lo, porém, desiste do intento por interferência de Minerva e o agride apenas verbalmente, jurando retirar-se doravante da guerra. Nestor Nelides, ancião respeitado entre os gregos e exímio orador, intervém. O velho pede moderação à ambos. Aquiles se retira da assembléia, e desesperado, procura sua mãe, a deusa Tétis, a quem pede vingança. A mãe, compadecida, promete intervir em seu favor junto à Júpiter assim que ele retorne ao Olimpo. Agamenon manda arautos buscarem Briseida. Aquiles, em obediência à Minerva, concede que a levem. Neste ínterim, por ordem de Agamenon, Ulisses comanda a expedição para devolver Criseida ao pai. Os sacrifícios são realizados, o sacerdote retira a maldição e Ulisses retorna ao acampamento dos gregos. Passados 12 dias, Tétis assedia Júpiter no Olimpo e pede vingança contra Agamenon pela injúria ao filho. Júpiter, por dever favores à Tétis, concede ao pedido, mas teme represálias dos deuses que o acusam de favorecer aos troianos. Juno, enciumada e percebendo a artimanha de Tétis, inquire Júpiter sobre a visita inesperada. Júpiter reprime a esposa por lhe fazer perguntas indiscretas e ameaça dar-lhe uma surra. Juno retira-se chorosa com os demais deuses e é consolada por seu filho Vulcano, que faz chiste de si mesmo, e mancando, lembra à mãe do castigo que recebeu por ter ousado contrariar seu pai. Anoitece, cai o sono sobre os deuses e todos vão dormir como se nada estivesse acontecendo.



http://vimeo.com/30608765